Essa história continua em 2015, num momento complicado entre o que seria a última edição da extinta “Hquê?” e o nascimento do “QFDP”. Na ocasião vínhamos de uma publicação mais madura e evoluída deste primeiro grupo, que havia rendido dentre outra coisas nossa segunda indicação ao Troféu HQMix como publicação independente e também o interesse por parte de uma editora em publicar nossa revista. Parecia que realmente era um momento de mudança para todos.
E foi. Talvez não da forma que você está imaginando… O fato é que por se tratar de um grupo muito numeroso (a esta altura o grupo “HQuê?” já contava com quase 30 membros fixos dos quatro cantos do interior paulista), os conflitos artísticos e diferentes pontos de vista sobre o futuro das publicações acabaram sendo determinantes para a dissolução do projeto. Hoje eu percebo que esse era o caminho natural das coisas. A “Hquê?” cumpriu o seu papel e foi importantíssima não só para a cena no interior, mas principalmente para a vida de cada um dos membros.
Nesse ponto sobramos Carlão, Henrique (que havia entrado para o grupo recentemente, sem conseguir participar de nenhuma edição) e eu, com histórias prontas para o que seria a mal fadada “Hquê?” nº6 e uma vontade imensa de continuar publicando. Três ibitinguenses, legítimos quadrinistas caipiras, com uma página em branco na nossa frente (com o perdão do trocadilho). E foi assim que resolvemos começar o “Quadrinhos Fora da Panela”, grupo de publicação independente nos mesmos moldes do “Hquê?” mas com algumas mudanças resultantes dessa experiência anterior. E com os espólios da última edição nunca publicada nasceu a primeira “Marmita: Alimento pra Viagem”, publicação de 2016 com a participação de Éder Santos, Celso Ludgero e Kadi Silva, somando seus talentos aos já citados membros dessa nova empreitada.
Foi nessa edição que publiquei o que seria o insight para o Coleira: uma história de quatro páginas escrita lá em 2015 chamada “Herói”, que você pode conferir na sequência:
Gostou?
Então não perca a continuação dessa história na semana que vem!
Gabe Teixeira